quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Projeto Política e Cidadania

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EEFM CLÁUDIO MARTINS
Projeto Multidisciplinar
Política E Cidadania

Duração: 06 de Outubro à 19 de Novembro
Público alvo: 6° ao 9° ano
Objetivo Geral:
Promover uma postura consciente de ações vivenciadas na política entre os representantes do poder público, responsáveis pela organização de nossa cidade.
Objetivos Especificos:
  • Conhecer as funções dos prefeitos e vereadores ( no desenvolvimento da cidade).
  • Conhecer as atribuições dos três poderes (legislativo, judiciário, executivo).
  • Pesquisar a intenção do voto e a convicção político-social do eleitorado.
  • Pesquisar sobre a lei da ficha limpa.
  • Explorar ações que repercutam práticas ilícitas às leis constitucionais como por exemplo, boca de urna, compra de votos, suborno, etc.
  • Reconhecer-se como cidadão ciente do exercício de sua própria cidadania, consciente de seus deveres e de seus direitos.
  • Conhecer a historia da evolução da bandeira brasileira ate chegar na atual e a historia da proclamação da republica.
  • Localizar e identificar as bandeiras estaduais do Brasil.

Justificativa:
Tendo em vista um tema atual que é eleições para prefeitos e vereadores em nosso país, cujo resultado foi eleições para 2º turno em alguns Estados, há necessidade em debater com os alunos as necessidades em debater com os alunos as propostas de trabalho dos candidatos a prefeitura de Fortaleza e seus vereadores, visando uma participação crítica com coleta de opiniões nas famílias da comunidade escolar, sobre os desejos e ideais para o desenvolvimento de nossa cidade, bem como os valores camuflados em atitudes que visam oportunismo, benefício próprio e corrupção na política.
Estratégias:
  • Simulação de eleições, onde o próprio aluno será candidato a prefeito, com encenação de debates sobre às propostas deles. (Obs.: propostas que visem melhorar a escola)
  • Fazer o apurado dos votos e transformá-los em taxa percentual, bem como construção de tabelas e gráficos.
  • Construção de textos ( artigos ou de opinião ) referente ao tema.
  • Assistir ao filme “ai que vida “ debatendo questões políticas marcantes no mesmo.
  • Trabalhos em grupos.
  • Atividades de pesquisa sobre os tipos de bandeiras que o Brasil já teve,
  • Levantamento de todas as obras realizadas pela prefeitura anterior e a atual.
  • Peça teatral sobre a proclamação da republica.
  • Poema sobre a bandeira.
  • Palestras sobre eleições, sobre o que é democracia.
  • Peça teatral “boca de urna na boca do povo”.
  • Entrevista a um vereador da comunidade.
  • Visitar a câmara dos vereadores, gabinete do prefeito.
  • Criação de propostas para sala de aula (regras de conduta).

Avaliação:
  • Registro de observações sobre as atividades desenvolvidas nos grupos.
  • Relatórios com fotos.
  • Produção textual.
Culminância do Projeto: 19 de novembro- Trabalhar Consciência Negra que tem o dia 20 de novembro como data de referência.

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